Realização de uma série de três webinários no âmbito do processo preparatório para a Conferência Rio+30 Cidades. O Mestrado foi parceiro da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) e da Prefeitura do Rio de Janeiro na organização dos eventos que reuniram representantes de cidades ibero-americanas integrantes da UCCI, de organizações internacionais e especialistas.
Assista aos debates:
O painel reuniu representantes da UCCI, PNUD, CGLU e diversas prefeituras para abordar boas práticas na implementação da Agenda 2030 e nas Revisões Locais Voluntárias e os desafios e experiências de municípios na adoção dos ODS.
Sistemas Alimentares Urbanos Sustentáveis
O painel discutiu a importância dos sistemas alimentares urbanos sustentáveis na construção de cidades mais inclusivas, justas e resilientes. Destacou-se como esses sistemas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, garantem a segurança alimentar, promovem dietas mais saudáveis e geram oportunidades econômicas locais.
Compromissos e avanços das cidades UCCI em ação climática
O painel discutiu o papel central das cidades na formulação de políticas de combate à crise climática e na promoção do desenvolvimento sustentável, destacando a natureza transnacional e multiescalar das questões ambientais. Foi enfatizado como os governos locais são atores fundamentais na implementação de ações de mitigação e adaptação, atuando diretamente em setores estratégicos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Além da série de webinários, também foi realizado o minicurso “Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: atores, processos e traduções locais”, um debate sobre o processo de construção da Agenda 2030 e sua tradução do âmbito global para as esferas locais de formulação política. Veja como foi