Tem como missão produzir, articular e difundir evidências relacionadas a iniciativas de Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, fomentando o diálogo entre atores da sociedade civil, da academia, do setor privado e poder público, para aproximar prática cotidiana e planejamento estratégico destes atores com a dimensão internacional.
O Laboratório de Governança e Direitos Humanos é uma iniciativa de alunos e professores do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP.
O Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP
Ao longo de mais de duas décadas, a área de Relações Internacionais da PUC-SP tem mantido um diálogo próximo com questões sociais. Essa experiência permitiu a construção de um mestrado profissional de perfil interdisciplinar e que tem uma preocupação em conectar os temas de RI com frentes de atuação que representam demandas do mercado de trabalho para profissionais da área. O objetivo é desenvolver um conjunto de competências específicas para:
- Atuar em iniciativas de cooperação do local ao global (e vice-versa) e buscar inovações nessa dinâmica
- Formular, implementar e avaliar políticas públicas com incidência no âmbito internacional
- Mapear e articular redes de participação civil cada vez mais qualificadas
- Compreender os espaços urbanos como de fluxos privilegiados que reúnem atores cada vez mais diversificados em sua natureza, modos de funcionamento e demandas.
Conheça os realizadores do LabGDH
Docentes
Claudia Alvarenga Marconi
Professora da Graduação em Relações Internacionais e do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (GGFPI) da PUC-SP. É também Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Atua ainda como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e é Titular da Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus pela mesma instituição. Co-Secretária da English School Section (ENGSS) da International Studies Association (ISA). Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.
Luiza Rodrigues Mateo
Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), leciona nos cursos de graduação em Relações Internacionais e no Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. É pesquisadora do Observatório de Relações Internacionais da PUC-SP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU), se dedicando aos temas de política internacional contemporânea, política externa dos Estados Unidos, ajuda externa e cooperação para o desenvolvimento.
Turma 2024
Aline Gonelli
Sou economista formada pela Unicamp, com especialização em Controladoria e Finanças, e mestranda em Governança Global e Políticas Internacionais na PUC-SP. Possuo experiência nas áreas de Compliance, Controles Internos e Gestão de Riscos Corporativos. Atuo como Consultora de Integridade em uma holding do setor de energia, com foco na implementação de programas de integridade, investigações internas, treinamentos em ética corporativa e projetos estratégicos. Minha pesquisa atual concentra-se nas dinâmicas dos regimes de sanções econômicas contemporâneas e suas implicações nas violações de direitos humanos e consequências de gênero.
Ana Luiza David Figueiredo
Atuei como Diretora Jurídica da ESPN, no Brasil, empresa do Grupo Disney, na análise de riscos nas áreas regulatórias e em projetos de entretenimento, digital e televisão em empresas multinacionais e bancas de advocacia nacional e internacional. Aconselhava o corpo executivo nas negociações de contratos de direitos de imagem e distribuição de programação (digital e canais de televisão por assinatura) do Grupo Disney, no Brasil e nos contratos de direitos esportivos internacionais. Na área de compliance, conduzo processos de investigação interna de denúncias de possíveis irregularidades no ambiente de trabalho e pelo cumprimento das políticas das empresas, relacionadas ao ambiente de trabalho, a práticas comerciais, condução de treinamentos anticorrupção (FCPA e Legislações afins). Em ASG, desenvolvo palestras sobre a importância do tema em empresas, cursos e organizações do terceiro setor e presto consultorias para o desenvolvimento de projetos e ações que fortaleçam os pilares ambiental social e de governança. Sou formada em Direito pela UFRJ, desde 1993, possuo diversas especializações, MBA e atualmente sou Mestranda no Curso de Governança Global da PUC/SP. Sou membro da Comissão de Bioética da OAB e cursei 6 meses de Mestrado em Diplomacia na Universidade do Kentucky, EUA, em 2021. Sou fluente em Português, Inglês e Espanhol.
Beatriz Cripa
Sou Beatriz Cripa, jornalista e atualmente mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP. No meu mestrado, estou aprofundando meus conhecimentos sobre as dinâmicas políticas e sociais que moldam o cenário internacional, com ênfase em políticas públicas e sua aplicação em contextos globais de educação. Esse foco me ajuda a entender melhor os desafios contemporâneos e a contribuir com análises mais embasadas em meu trabalho. Tive a oportunidade de trabalhar em grandes emissoras brasileiras, como SBT, CNN e Bandeirantes, onde desenvolvi um interesse especial por reportagens sobre cotidiano, policial e internacional, sendo este último a minha verdadeira paixão. Além da minha formação acadêmica, que inclui um intercâmbio na Università La Sapienza em Roma, também me interesso por mídias digitais, sempre buscando maneiras de aprimorar meu trabalho e engajar o público.
Turma 2023
Caroline Yumi
Internacionalista pela PUC-SP, mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela mesma universidade. Pesquisadora em temas que abordam dinâmicas de gênero e teorias decolonias e pós-coloniais nas Relações Internacionais, com foco em Ásia e América Latina. Atualmente é Analista de Riscos Climáticos e Adaptação na WayCarbon. Atuou como Consultora Supervisora em GRCS ESG (Serviços de Governança, Riscos e Compliance ASG) na KPMG Brasil. Foi analista de ESG Research na RESULTANTE ESG, realizando análises ASG para investimentos em Renda Fixa e em Renda Variável. Estagiou no Idec, apoiando atividades relacionadas à agenda de responsabilidade socioambiental e dos direitos do consumidor no setor financeiro. Tem experiências de voluntariado no terceiro setor e em programas de extensão universitária.
Diana Amorim
Mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (PUC/SP) e Bacharel em Relações Internacionais (IRI/USP). Possui mais de 8 anos de experiência na área de análise de políticas públicas, atuando como consultora de relações governamentais e advocacy. Responsável por atividades de desenho de estratégias de engajamento e planos de incidência política; monitoramento e avaliação; articulação com o poder público, sociedade civil, agências internacionais e setor privado. Coordena e realiza pesquisas; gerencia projetos e facilita formações e oficinas Desde 2015 integra grupos de pesquisa, voluntariados e projetos de extensão voltados à defesa dos direitos humanos, com foco em Migração e Refúgio.
Renata Araujo
Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atualmente mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela mesma instituição, com estudos focados para área de Saúde Global. Realizou um intercâmbio acadêmico na Sciences Po Paris, no campus de Reims, França, onde obteve certificado Cum Laude no curso de outono “International Affairs and Strategy”. Com experiência em pesquisa de mercado e análise de ambiente econômico, já atuou na Câmara Brasil-Alemanha e na Germany Trade & Invest (GTAI), agência de desenvolvimento econômico vinculada ao Ministério de Economia da Alemanha. Atualmente, trabalha no setor farmacêutico, na área de Relações Institucionais e Novos Mercados da multinacional brasileira Eurofarma.
Turma 2022
William Lima da Cruz
Formado em Relações Internacionais pela Anhembi Morumbi e atua no setor de Tecnologia (especificamente, plataformas digitais). Foi Analista de Investigação na Uber, Moderador de Conteúdo no TikTok e atualmente atua como Gerente de Implementações de Políticas, também no TikTok. Interessado em assuntos de regulação e governança da internet.
Turma 2021
Andressa Camargo Prates
Além do Mestrado Profissional na PUC-SP, cursa a Pós-graduação Internacional com tema “Violencia por razones de género contra las Mujeres. Análisis de las políticas públicas en América Latina” da CLACSO. Faz parte do grupo de estudos sobre os ODS da PUC-SP. Em novembro de 2021, realizou a apresentação oral do trabalho “Mapeamento da tradução do ODS 5 – Igualdade de Gênero – na Agenda Municipal 2030 de São Paulo”, desenvolvido em parceria com Raffaela Valdemarca Norcia e orientação da professora Claudia Marconi, no II Seminário Online MaRIas IRI-USP: Movimentando Gênero nas Relações Internacionais e na Conferência Internacional Cátedra Jean Monnet/FECAP. Desde o segundo semestre de 2021 está envolvida no projeto de mapeamentos, da disciplina Laboratório de Práticas, com parceria da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de SP para o projeto Farol Antirracista.
Caroline Matias de Souza
Ilustradora e Internacionalista. Possui graduação em Relações Internacionais (PUC-SP). E é pós-graduanda em História da África, Cultura e Relações Internacionais (Centro Universitário Assunção) e no Programa de Pós Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (PUC-SP). Possui como tema de interesse a promoção da democracia e o discurso do desenvolvimento em nível internacional. Além de temas relacionados a segurança e insegurança e os atores que promovem essa dinâmica e temas voltados a temática racial e a decolonialidade.
Daniele de Lara Martins Santoni
Jornalista em Relações Internacionais e mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP, onde é autora da pesquisa “Precisamos falar sobre todas as formas de trabalho infantil: um olhar para a vulnerabilidade na infância e para os desafios do combate ao trabalho infantil em países em desenvolvimento”. Tem mais de dez anos de experiência em projetos de comunicação, pesquisa e mobilização para a promoção de trabalho decente. Desde 2018 é coordenadora de projetos no InPACTO onde atua no combate ao trabalho escravo e trabalho infantil. É uma das idealizadoras do Índice de Vulnerabilidade InPACTO.
Débora de Freitas Barbosa
Sou apresentadora do CBN SP, programa de rádio que trata das questões que envolvem a maior cidade do país. Tenho experiência de 16 anos como jornalista, sendo 10 deles na rádio CBN, para onde retornei há um ano. Como repórter atuei na cobertura de pautas políticas, econômicas, de direitos humanos e de cidades. Também passei pelas redações da CNN Brasil e do SBT. Atuei ainda com comunicação corporativa, assessoria de imprensa e produção de conteúdo. Em 2009 concluí o curso de especialização em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Entre os cursos de extensão realizados durante a carreira está o workshop sobre especificidades de pautas envolvendo crianças refugiadas, concluído em 2019 na Universidade de Columbia.
Flávia Pereira D’Angelo
Bacharel em Relações Internacionais na PUC-SP, com vivência de um semestre na Universidad del Salvador (Buenos Aires). Trabalha como Analista de Projetos de Voluntariado Corporativo na Phomenta, negócio de impacto social que leva educação em gestão para organizações da sociedade civil. Durante a graduação em RI, desenvolveu uma iniciação científica, com bolsa PIBIC-CEPE, sob orientação do Prof. Dr. Tomaz Paoliello, na qual pesquisou sobre a difusão de políticas de segurança no Sul Global. Além disso, atuou como pesquisadora assistente do Prof. Dr. Paulo Pereira em uma coleta de dados referente ao “Capitalismo canábico”. Já durante o primeiro ano do Mestrado Profissional, segue como assistente do Prof. Paulo no projeto “Guia para Incidência Internacional: ONGs e controle internacional das drogas”, da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas.
Gabriel Casnati
Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP. Trabalha, desde 2015, com ONGs internacionais. Desde 2017, coordena um projeto na América Latina da Public Services International financiado pela Friedrich Ebert Stiftung.
Gabriella Beira Fernandes Costa e Silva
Mestranda pela PUC-SP e Bacharela em Relações Internacionais pela USP com experiência em gestão de projetos no setor público e no terceiro setor, com ênfase em impacto social. Atua com planejamento e gestão estratégica e colaborou com o desenvolvimento e a implementação de projetos de aprimoramento da gestão pública no Brasil, em temas como educação, inovação, transparência e gênero. Experiências prévias incluem projetos de formação em cidadania para jovens, tanto em iniciativas autorais, como a revista Capitolina e o HashtagÉPolítica, como em programas municipais como Agentes de Governo Aberto e Jovem Monitor Cultural.
Ingrid Schimith Miranda da Silva
Mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais e bacharel em Relações Internacionais. Pesquisa a Governança Reprodutiva na América Latina, os feminismos latino-americanos e o ativismo transnacional feminista na região, em particular na luta por direitos reprodutivos.
João Paulo de Vasconcelos Aguiar
Jornalista com pós-graduação em Mídia, Política e Sociedade, atualmente é mestrando em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Trabalha com comunicação no terceiro setor traduzindo temas complexos em tecnologia e política para diversos públicos, e pesquisa os diferentes impactos que novas tecnologias de informação e comunicação têm na sociedade.
Kathleen de Almeida Barretti
Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP. Mestranda pelo programa de Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais, atualmente pesquisa a perseguição relacionada ao gênero. Seus temas de pesquisa giram em torno de: gênero, migração, refúgio e governança global.
Maiara Michele Beckrich Montano
Formada em Relações Internacionais pela PUC e Ciências Sociais pela USP. Desde a adolescência, engajada na luta pelos direitos humanos, participando de discussões sobre feminismo, meio ambiente, defesa dos povos originários e da comunidade LGBTQI+.
Marilia Machado Muchiuti
Advogada e mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais e bacharel em Relações Internacionais. Pesquisa as intersecções entre Direito e Relações Internacionais, em especial as relacionadas a normas regulamentadoras de novas tecnologias.
Pietra Cortez Nabarrete
Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP. Possui interesse nas áreas de direitos humanos e direito internacional dos refugiados. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre migrações, especificamente o acolhimento de migrantes e refugiados idosos. Também participa do projeto Laboratório de Democracia Urbana, cuja proposta é estudar os conselhos participativos da cidade de São Paulo, com ênfase no Conselho Municipal de Imigrantes.
Tatiana Rute Pontes Lima
Mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais e bacharel em Relações Internacionais. Pesquisa sobre os efeitos do neoliberalismo na produção de subjetividades.Trabalha como Coordenadora de Missões e Projetos Internacionais na Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo. Foi Assessora de Gabinete no Ministério das Relações Exteriores em São Paulo.
Viviane Cavalcante de Sousa
Mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais, pós-graduada em Gestão Escolar, graduada em Ciências Econômicas e em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Trabalha como Diretora de Estratégia em um grupo educacional privado.
Edgar Magalhães Nunes
Guilherme Gonsales Rocca E Souza
Rebecca Gialluca Raia
Rose Souza e Silva
Turma 2020
Bárbara Blum
Jornalista com graduação em Relações Internacionais pela PUC-SP. É repórter na Folha de S. Paulo e mestranda em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Pesquisa movimentos sociais em contexto transnacional, democracia participativa, participação social e espaços transnacionalizados.
Bruno André Blume
Bacharel em Relações Internacionais, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou em ONG de educação política e formação de lideranças locais. Possui experiência em gestão de projetos junto a empresas nacionais e multinacionais. Concentra interesses de pesquisa na área da governança global do clima, com ênfase na atuação de atores subnacionais e não estatais.
Caroline Arice Gaudencio da Silva
Jornalista, formada pela Faculdade Cásper Líbero, e especialista com pós-graduação em Comunicação Digital, pela ECA-USP. Trabalha com comunicação, branding, relações públicas e ESG, em empresa multinacional privada.
Cauê Bettini Paes Leme
Internacionalista formado pela PUC-SP em 2016, com especialização em Geografia, Arquitetura e cidade pela Escola da cidade. Trabalho também como fotógrafo sobre temáticas urbanas. Linha de pesquisa na área de cidades, focando principalmente na questão de acessibilidade e direito a cidade para pessoas com deficiência. Também tenho interesse no registro das barreiras que a cidade impõe a esse grupo de pessoas.
Daniela De Sousa Silva
Bacharela em Relações Internacionais e mestre profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Atualmente trabalha como especialista HRBP-RH no setor industrial-cimenteiro. Foco de atuação: periferias e urbanidades; estudos contemporâneos sobre cidades e segurança.
Edson José de Araujo
Economista e Especialista em Planejamento Financeiro, é Mestrando no programa de Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (PUC-SP). Especialista em Política e Relações Internacionais (FESPSP) e habilitado em Iniciação Científica em Defesa, pela Escola Superior de Guerra (ESG-RJ). Cursou MBA em Economia de Empresas (FEA-USP) e graduou-se como Bacharel em Ciências Econômicas (CUFSA). Especialista em Docência no Ensino Superior (SENAC) atuou durante 7 anos como educador voluntário no Projeto Formare da Fundação Iochpe, ministrando aulas sobre Ética, Sociedade, Política e Democracia. Atuou como articulista no Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) onde escreveu mais de uma centena de artigos sobre política e economia da Eurásia.
Guilherme Ramalho dos Santos
Graduado em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda. Atua na área de educação em museus e é mestrando em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Pesquisa Migração e as relações de trabalho mediadas pela tecnologia, além de atuar em coletivos e movimentos sociais que oferecem assistência jurídica para a comunidade migrante na cidade de São Paulo.
Gustavo Roque
Formado em Administração pela PUC-SP, tendo realizado Iniciação Científica com bolsa PIBIC, com o tema: “Trabalho decente e crescimento econômico no Brasil: perspectivas sobre o ODS 8 e práticas empresariais sustentáveis”.
Atua na área de Atendimento Digital, em banco privado.
Possui interesse de estudo em migrações e deslocamentos forçados.
Henrique Harudi Marques Torihara
Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico semestral na 上智大学 / Sophia University (Tóquio, Japão), e com bolsas de estudo LAP e JASSO. Atuação profissional nas áreas de Comércio Exterior e Comunicação. Hoje, na área de Parcerias de uma empresa de tecnologia.
Laura Redondo de Campos
Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e mestranda no último semestre do programa. Trabalha desde 2012 com cooperação acadêmica e científica internacional Alemanha-América Latina. Atualmente, dirige o escritório de representação de uma universidade alemã em São Paulo.
Maria Paula Vergamini Diniz
Depois de formada em Relações Internacionais pela PUC-SP em 2015, passou pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e pela ILM Group, na primeira dando suporte na aquisição de associados para a instituição e na segunda, dando suporte a empresas estrangeiras ingressando no mercado brasileiro. Atualmente busca uma maior aproximação da academia e da Saúde Global.
Maria Tereza Ferreira Cavalheiro
Formada em Relações Internacionais na PUC-SP, com experiências em trabalho voluntariado em uma organização sem fins lucrativos e como pesquisadora-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Relações Internacionais. Atualmente, sou Mestra do Mestrado Profissional de Governança Global e Formulação de Politicas Internacionais na PUC-SP e trabalho part-time como Assistente ao Atendimento ao Cliente. Trabalho Voluntário em Vote Nelas SP e Observatório da Violência Política contra a Mulher (Pela Organização Transparência Eleitoral).
Marina Rongo Barbosa
É graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP. Sua dissertação abordou o tema da transversalização de gênero e o ativismo das trabalhadoras domésticas. Atuou como consultora de Advocacy para organizações da sociedade civil por 4 anos e atualmente trabalha com temas de direitos humanos, especialmente migração e refúgio e defesa da sociedade civil.
Marcelo Augusto Favalli
Jornalista de formação e profissão desde 1997 e, mais recentemente, mestrando em Relações Internacionais. Experiência em cobertura internacional, tendo sido correspondente em Nova York, em 2020, e repórter especial para assuntos envolvendo a América Latina de 2004 a 2009.
Murilo Costa Fadil
Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP desde 2015 e mestre em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais, tendo pesquisado as políticas urbanas na América Latina face à presença de atores internacionais como o BID e o Banco Mundial.
Rebeca Ambra Ciorniavei
Possui Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2012). É Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial, no grau de Especialização (MBA em Gestão), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FIPE – USP (2014). Cursou Pós-MBA na Fundação Getulio Vargas, FGV, na área de Inteligência Empresarial. Foi Ouvidora Geral da Fundação São Paulo, por dois mandatos (2014-2016). No período de 2016 a 2021, foi Gerente da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Interinstitucionais, ADPI, da Fundação São Paulo. Desde de 2021, possui o cargo de Manager do International Relations Office, IRO. Tem experiência na área de Desenvolvimento e Execução de Projetos, Gestão Fundacional, Gestão Universitária, Ouvidoria Pública e Relações Internacionais.
Vitoria Rodrigues Pereira
Formada em Relações Internacionais também na PUC-SP. Participa de um projeto de elaboração de material didático para o ensino de RI no ensino médio. Estuda resistências à precarização do trabalho de plataforma. Além disso, tem interesse nos temas de Drogas e Violência, Saúde Global e Estudos de Gênero, Raça, Colonialidade.
Viviane Cavalcante de Sousa
Formada em Gestão de Recursos Humanos e em Ciências Econômicas e, com pós-graduação em Gestão Escolar. Trabalha em instituições de Ensino Superior privado há 17 anos. Tem atuação em um grupo educacional, como Diretora de Estratégia & Integração.
Adriana Aparecida Mabilia
Alessandro Manlio Pinheiro Quattrini
Carla Herminia Mustafa Barbosa Ferreira
Fernando Melo Pissardo
Isadora Mendes De Paula Souza
Pedro Henrique Lopes Silva
Thalita Alves Vieira
Turma 2020
Anselmo Guimarães de Oliveira
Ingressou na gestão pública em 2009, como Especialista Ambiental, na então Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), tendo atuado na agenda de Fiscalização Ambiental, na gestão das unidades descentralizadas da Secretaria, e na formulação e execução do Programa de Conciliação Ambiental. Desde 2018 exerce a função de Secretário-Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), máximo órgão normativo, consultivo e recursal integrante do Sistema Ambiental do Estado de São Paulo.
Fernando Melo Pizzardo
Hoje trabalho no mercado de tecnologia por causa do meu tempo no GGFPI. Sou desenvolvedor na BRQ e continuo tratando no dia a dia questões que abordei durante o mestrado. Todos estes temas foram de meu interesse e que me motivaram na minha trajetória: privacidade na internet, inclusão digital, migrações, história da internet.
Hermano do Amaral Pinto Neto
Possui experiência em organização acadêmica e administrativa de Modelos das Nações Unidas (MUNs), tendo atuado como Secretário-Geral no São Paulo Model United Nations (SPMUN), onde atualmente é Conselheiro. Atualmente, também é pesquisador associado ao Centro de Estudos das Negociações Internacionais da Universidade de São Paulo (CAENI-USP), integrando a equipe de monitores da Escola de Diplomacia Científica e da Inovação de São Paulo (Innovation and Science Diplomacy School – InnSciD SP) e tendo sido aluno de sua primeira turma.
Principais áreas de interesse: governança espacial, comercialização do espaço, arranjos de governança, participação de atores não-estatais na governança global, diplomacia científica e da inovação, política externa brasileira e História das Relações Internacionais.
Raffaela Valdemarca Norcia
Atualmente, é analista na Edelman Global Advisoru, na área de relações governamentais e public affairs. Mestre em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais na PUC-SP, e formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico na UNICATT – Milão – Itália.
Rebeca Ambra Ciorniavei
Possui Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2012). É Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial, no grau de Especialização (MBA em Gestão), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FIPE – USP (2014). Cursou Pós-MBA na Fundação Getulio Vargas, FGV, na área de Inteligência Empresarial. Foi Ouvidora Geral da Fundação São Paulo, por dois mandatos (2014-2016). No período de 2016 a 2021, foi Gerente da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Interinstitucionais, ADPI, da Fundação São Paulo. Desde de 2021, possui o cargo de Manager do International Relations Office, IRO. Tem experiência na área de Desenvolvimento e Execução de Projetos, Gestão Fundacional, Gestão Universitária, Ouvidoria Pública e Relações Internacionais.