Governança global: conexões entre políticas domésticas e internacionais tem múltiplas características que recomendam sua leitura, a começar pelo tema geral: problemas da vida moderna que, por sua complexidade e incidência, demandam nossa atenção, seu estudo e a proposta de caminhos.
Entretanto, as questões debatidas no presente livro jamais se resumem ou poderiam ser adequadamente abordadas apenas de maneira “paroquial”, ou simplesmente com a análise de seus determinantes e suas conexões próximas ou imediatas, ou, ainda, de perspectiva disciplinar. E esse é outro traço bem-sucedido do texto: questões como norma e direito, cooperação, vida urbana e deslocamentos populacionais – que aqui são discutidas – correm frequentemente o risco de serem tratadas com a miopia dos problemas urgentes ou das metodologias tradicionalmente disciplinares.
Mas, no presente texto, são abordadas sempre de maneira a trazer à discussão os múltiplos e – muitas vezes –aparentemente divergentes aspectos que caracterizam uma abordagem global e corajosa, que não se curva a perspectivas estreitas e, simultaneamente, não despreza o cuidado acadêmico. Mas há ainda outra característica do livro a recomendar sua leitura: suas autoras e seus autores representam e apresentam um recorte do exitoso grupo de professores da PUC-SP – e de seus colaboradores e colegas – que realiza com competência e compromisso projetos de formação de graduação e pós-graduação na área de Relações Internacionais.
O livro revela os interesses de investigação desse jovem e aguerrido grupo e mostra com clareza seus compromissos intelectuais, suas competências técnicas, além de nos permitir inferir suas capacidades pedagógicas de formação de profissionais e pesquisadores.